O objetivo deste blog é uma maior interação entre professor e aluno, além de popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e despertar nos alunos a responsabilidade com o nosso planeta.
domingo, 28 de fevereiro de 2021
6º ano - Veja o Meteoro que explodiu sobre a cidade de Cheliabinsk na Rússia.
Olá galerinha tudo bem?
Estamos estudando sobre meteoroides, meteoros e meteoritos.
Mas, qual a diferença entre eles?
Asteroides e cometas podem perder algum pedaço, que fica à deriva no espaço e, portanto, é chamado de METEOROIDE. Meteoroides são muito menores do que asteroides, porém maiores do que a poeira interestelar, ficando à deriva no espaço após se desprenderem do objeto principal. Se este meteoroide entrar na atmosfera da Terra, ele deve ser chamado de METEORO por conta do efeito luminoso dessa queima, mas, se algum fragmento "sobreviver" e atingir a superfície, essa rocha recebe o nome de METEORITO.
Veja esse vídeo do meteoro da Rússia!!!!
Rastro de um meteorito é visto em Chelyabinsk, na Rússia, no dia 15 de fevereiro de 2013. O meteorito se desintegrou numa enorme onda de choque explosão, que quebrou vidros e deixou quase mil feridos, segundo as autoridades (Foto: AP/Chelyabinsk.ru)
Os caçadores de meteoritos se lançaram na busca de fragmentos, inclusive um precioso e volumoso pedaço de meia tonelada, recuperada no fundo de um lago congelado perto de Chelyabinsk.
Peça com 570 kg do meteorito foi retirada de lago próximo de Chelyabinsk. Corpo celeste atingiu região central da Rússia em fevereiro de 2013 (Foto: Andrey Tkachenko/Reuters)
Fragmentos valiosos
Análises químicas revelaram que o meteorito era o que se chama de condrito LL, ou seja, pertencente a uma minoria de asteroides com alto conteúdo de cobalto.
Grokhovsky disse que os fragmentos apresentavam diferenças intrigantes. Alguns estão recobertos de uma crosta mais escura, outros a apresentam em toda a sua extensão e outros só na metade do seu volume. "Talvez seja a radiação do espaço, o impacto ou o efeito da fundição", acrescentou o especialista.
Um grupo de cientistas se reuniu em Houston em março passado por ocasião da Conferência de Ciência Lunar e Planetária, que dedica uma sessão especial ao evento de Chelyabinsk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário