O objetivo deste blog é uma maior interação entre professor e aluno, além de popularizar a Ciência , dinamizar as aulas e despertar nos alunos a responsabilidade com o nosso planeta.
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
6º ano - Newton e a dispersão da luz branca.
Newton acreditava que a luz branca era composta de uma mistura de cores. Para testar sua hipótese, deixou passar um pequeno feixe de luz por uma fresta da janela e posicionou um prisma de vidro de forma que o feixe o atravessasse. Ao passar pelo prisma, a luz foi dividida em sete cores visíveis.
Então a luz tem cor?
Porque o arco-íris é visto apenas quando o tempo está úmido ou chuvoso e com a presença dos raios solares?
Vamos fazer um experimento para descobrir?
Material:
- Uma folha de papel branco
- Um copo com água
- Uma lanterna
Montagem do experimento
O que acontece?
- Aparece um arco-íris refletido no papel.
Por que acontece?
- Porque o copo de água faz com a luz da lanterna o que a nuvem faz com a luz do sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou a luz branca. Misturadas, a gente não vê cor nenhuma, mas se você passar por alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo de água você vai ver as cores separadas ou um arco-íris.
Para entender melhor assista ao vídeo:
Agora que voce sabe como a luz branca se dispersa, vamos fazer um experimento para mostrar o processo inverso?
Assista ao vídeo para aprender a fazer o experimento.
Curiosidades sobre o Arco-Íris e suas cores
Você já deve ter ouvido a história de que, no final do arco-íris há um pote de ouro. Quem inventou essa história deve ter se inspirado no fato de as pedras preciosas também dispersarem a luz como um prisma. Daí imaginar que um pote dessas pedras deveria mandar aquele colorido todo para o céu foi um passo!
Você também já deve ter se perguntado se o arco-íris tem cinco, seis ou sete cores.
Alguns afirmam que são: violeta, azul, ciano, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Sendo totalmente indiferentes a convenções, deveríamos dizer que o arco-íris é composto de infinitas cores. Porém, o homem costuma utilizar determinadas convenções para facilitar a comunicação e as atividades do seu dia-a-dia.
Dessa forma, Newton, o proponente da atual teoria das cores, ao observar o espectro formado pelo prisma, definiu sete cores, em analogia com sete notas musicais.
São elas: violeta, anil, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha. Essa divisão do espectro luminoso em cores é também influenciada pela sensibilidade do nosso olho às diferentes tonalidades. Em média, distinguimos 128 tonalidades de cores.
Algumas pessoas possuem mais acuidade visual para determinadas cores do que para outras. Isso dá a essa divisão em cores certa dose de individualidade.
Irisdecência é um fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris. A palavra é derivada do Grego, Íris na Mitologia Grega é a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses.
A pena do Beija-flor, alguns insetos, bolhas de sabão, superfície de um compact disc (CD) entre outros tem essa propriedade. As notas de euro de 5, 10 e 20 euros dispõem, como elemento de segurança, de uma banda irisdescente no verso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário