Galileu Galilei nasceu na Itália, em 1564. Ele cursou Medicina na Universidade de Pisa durante quatro anos, mas abandonou o curso para dedicar-se aos estudos de Física, Matemática e Astronomia, passando a investigar o movimento da queda dos corpos.
Galileu é considerado o precursor da metodologia científica moderna, já que, por causa de seus trabalhos, o pensamento antigo foi contestado e substituído pelo que conhecemos como método científico.
Aristóteles, na antiguidade afirmou que, ao serem lançados de uma determinada altura, os corpos mais pesados caíam mais rápido em comparação aos mais leves. Entretanto, ele nunca chegou a questionar ou testar sua hipótese.
Séculos mais tarde, quando iniciou o método de experimentação, Galileu Galilei refutou a afirmação de Aristóteles sobre a queda de corpos. Para Galileu, corpos de massa diferentes cairiam sempre com a mesma velocidade se não houvesse alguma interferência sobre eles, como a resistência do ar, que depende, inclusive, da forma dos objetos.
Acredita-se que Galileu tenha realizado inúmeros experimentos no alto da Torre de Pisa, na Itália, lançando diversas esferas de tamanhos e massas diferentes para comprovar sua teoria. Assim, surgia o que chamamos hoje de método científico.
Alguns cientistas atuais, testaram as hipóteses e teorias de Galileu.
Neste trecho do episódio 4 - "A place in space and time" - do programa Human Universe, da BBC, o físico Brian Cox visitou o campo de testes Space Power Facility da NASA em Ohio, que tem capacidade para aspirar 30 toneladas de ar da câmara gigante para remover a resistência do ar e simular o espaço.
Esse campo de testes, possui uma grande câmara construída para simular uma situação de vácuo, na qual ele e sua equipe realizaram um experimento de queda com penas e uma bola de boliche para comprovar a teoria de Galileu.
Esse mesmo experimento foi realizado pelo astronauta Dave Scott, comandante da Apollo 15, em 1971, quando estava em solo lunar.
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário