Os alunos dos sextos anos estão estudando sobre abiogênese e biogênese.
De onde será que vem o caruncho do feijão, do milho da pipoca ou o bicho da goiaba? Será que eles nascem do próprio feijão ou do milho de pipoca?
Para desvendar esse mistério e deixar qualquer dúvida de lado, fizemos um experimento similar ao do cientista Redi.
E aí...de onde você acha que vem o bicho da goiaba?
Como não estamos tendo aulas presenciais, utilizei essas fotos do ano passado, onde os alunos observaram os carunchos.
Fotos do ano passado.
Mas como os carunchos surgem no milho?
Entre as pragas que atacam os grãos de milho armazenados destacam-se duas, popularmente conhecidas como gorgulho do milho, e a traça do milho.
Ambas as espécies quebram o revestimento duro dos grãos não danificados, pondo os seus ovos no seu interior e do qual as larvas se vão alimentar.
Mas pode ser que o insecto adulto coloque os seus ovos no exterior do grão, e uma vez saídas as larvas do ovo, elas perfuram o revestimento duro do grão, penetrando-o à medida que se vão alimentando.
Algumas destas pragas atacam o milho ainda este está no campo, enquanto outras infestam os grãos durante o seu processamento e armazenamento.
Gorgulho do milho

Cada fêmea pode colocar até 282 ovos.
Os adultos são borboletas bem pequenas. As asas anteriores são cor de palha, com franjas, e as posteriores mais claras, com franjas maiores. As asas são sedosas e brilhantes, sendo as anteriores estreitas, longas e afiladas nas extremidades.Os ovos apresentam a forma oval, estriados e de cor branca, tornando-se rosados à medida que se aproxima a eclosão.A fêmea desta espécie pode fazer posturas de 40 a 280 ovos. As posturas começam em 1 ou 2 dias após a cópula. Esses ovos são colocados isoladamente ou em grupos sobre os grãos.Sob condições ideais, a larva eclode após 4 a 6 dias e penetra no grão dentro de 24 horas, normalmente através do pericarpo macio, próximo ao embrião. O desenvolvimento é completado entre 2 e 3 semanas, sendo que a larva se alimenta do conteúdo interno do grão. Antes de pupar, a lagarta constrói a saída para o exterior do grão, deixando apenas uma camada fina do tegumento intacto para proteger a pupa dos predadores. A lagarta tece um casulo de seda onde irá passar toda a fase de pupa. Assim que emerge a borboleta rompe esse casulo deixando um orifício de formato redondo.De acordo com os seus hábitos alimentares, a traça do milho (Sitotroga cerealella) é igualmente considerada um consumidor interno, pois as larvas também se alimentam completamente dentro dos grãos inteiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário