1) Observamos algumas minhocas e localizamos o seu clitelo (um anel mais claro, que é responsável pela formação do casulo que envolve os ovos).
2) Colocamos umas minhoca sobre bandeja de plástico e elas conseguiram se deslocar nessa superfície graças as cerdas (minúsculos pelinhos que grudam) que possuem em cada anel e aos movimentos musculares que realizam.
3) Acendemos uma lâmpada (luz do celular) próximo a uma minhoca. Como será que ela reagiu, já que não tem olho para perceber a luz?
Ela tentou sair rapidinho da luz, pois como respira pela pele, esta tem que estar sempre úmida para realizar as trocas gasosas da respiração. A luz faz com que essa umidade evapore, matando a minhoca. Graças as células fotoreceptoras ela pode perceber a luz.
4) Colocamos um pouco de álcool em um algodão e aproximamos da minhoca, sem tocá-la. Ela pulou muito, indo para outras direções. Mas se ela não tem nariz, como sentiu o cheiro?
Ela possui um sistema nervoso, que apresentam elementos sensoriais como células sensitivas(que percebem odores fortes, barulhos, etc) e células fotoreceptoras (que percebem a luz).
Além disso, montamos um minhocário, para mostrar a importância da minhoca para o solo.
As camadas do solo estão divididas com giz.
Após uma semana, ao observar o vidro, as minhocas misturaram as camadas da terra.
Saiba mais...
Para descontrair...
Nenhum comentário:
Postar um comentário