segunda-feira, 2 de setembro de 2013

7º Ano - Anelídeos

O 7º ano estudou os anelídeos e para uma melhor fixação do assunto, fizemos uma aula prática, onde os alunos observaram as principais estruturas de uma minhoca.
                                                         


                                                Experiências...

1)      Observamos algumas minhocas e localizamos o seu clitelo (um anel mais claro, que é responsável pela formação do casulo que envolve os ovos).

2)      Colocamos umas minhoca sobre  bandeja de plástico e elas conseguiram se deslocar nessa superfície graças as cerdas (minúsculos pelinhos que grudam) que possuem em cada anel e aos movimentos musculares que realizam. 

3)      Acendemos uma lâmpada (luz do celular) próximo  a uma minhoca. Como será que ela reagiu, já que não tem olho para perceber a luz?
Ela tentou sair rapidinho da luz, pois como respira pela pele, esta tem que estar sempre úmida para realizar as trocas gasosas da respiração. A luz faz com que essa umidade evapore, matando a minhoca. Graças as células fotoreceptoras ela pode perceber a luz.

4) Colocamos um pouco de álcool em um algodão e aproximamos da minhoca, sem tocá-la. Ela pulou muito, indo para outras direções. Mas se ela não tem nariz, como sentiu o cheiro?
Ela possui um sistema nervoso, que apresentam  elementos sensoriais como células sensitivas(que percebem odores fortes, barulhos, etc) e células fotoreceptoras (que percebem a luz).






Além disso, montamos um minhocário, para mostrar a importância da minhoca para o solo.
                                       
                                               As camadas do solo estão divididas com giz.

                                        
                             Após uma semana, ao observar o vidro, as minhocas misturaram as camadas da terra.

Saiba mais...




Para descontrair...





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